top of page
  • Writer's pictureIsabella Margalith

Muito prazer, Sr. Robô! - Meta lança no WhatsApp robôs assistentes especializados

Quem não se surpreendeu com o lançamento do ChatGPT e de sua imensa facilidade em fornecer informações específicas, escrever textos, poemas, cartas e emails para o usuário? Um estudo recente da Harvard Business School comprovou a influência positiva que a IA tem na produtividade, fazendo com que seus usuários entreguem resultados de maior qualidade. Pois agora a Meta, empresa dona do WhatsApp, Instagram, Facebook e outras, acaba de lançar robôs assistentes no WhatsApp. São 28 personagens, alguns baseados em celebridades, que estarão à sua disposição para responder perguntas, dar sugestões, informações e muito mais.


Você deve estar se perguntando onde está esse assistente dentro do WhatsApp, a ferramenta mais utilizada para conversas aqui no Brasil. Ele está disponível em “Nova Conversa”, no menu no topo da página, logo abaixo de “Nova Comunidade”, com o nome de “Novo IA Chat”.




Se você não o localizou, é porque você ainda não é um dos usuários contemplados com esse lançamento em primeira mão. Nos EUA, muitos usuários já estão interagindo com os robôs assistentes, que se identificam pelo nome “Meta AI”. Perguntei a um deles se ele conhecia a EABH e ele logo me forneceu inúmeras informações, incluindo a missão da nossa escola de “empoderar agentes compassivos para um futuro melhor”. Logo abaixo, ele cita todas as fontes usadas para responder a minha pergunta, o que significa que ele também precisa se preocupar com plágios e direitos autorais (ele só não usou o ChatGPT rsrs). Perguntei também se ele gostaria de estudar na EABH e ele prontamente respondeu que, pelo o que ele ouve falar, nossa escola é sensacional!





É importante lembrar que outros robôs também estão sendo instalados no WhatsApp, como a LuzIA, criada na Espanha. Diferentemente dos robôs assistentes da Meta, ela não é uma parte integrante do aplicativo, e, sim, um contato que o usuário instala para interagir com ele. Ela já vem sendo utilizada em mais de 40 países, com o Brasil liderando pelo número de interações.


Agora que você está por dentro das novidades da IA no WhatsApp, fique de olho nos assistentes que em breve estarão no seu aplicativo. Eles têm personalidade, alguns são engraçados e espirituosos, outros teimosos, mas todos muito educados e do bem. A ideia da Meta foi justamente criar assistentes que respondem do nosso jeito humano e que não parecem quase nada com robôs.



119 views0 comments
bottom of page