• Isabella Margalith

Como se tornar uma pessoa mais culta em três passos

Você já parou para pensar o que é “ter cultura”? Afinal, o que é ser uma pessoa culta? Cultura é um termo bastante amplo, abrangendo diversas definições individuais para cada pessoa. Ter cultura é ter contato com a leitura, artes, história, música; é saber falar de assuntos diversos, é conhecer um pouco de cada coisa. Cada um tem contato com “cultura” de formas diferentes, dependendo de sua nacionalidade, religião, crenças e tradições. Uma pessoa culta é alguém que tem interesse por diferentes tópicos, gosta de aprender coisas novas, é instruída, civilizada e informada. Agora, você deve estar se perguntando se você se encaixa nessa definição, ou como se encaixa nela. Ser uma pessoa culta tem diversos benefícios, como conseguir resolver questões burocráticas mais facilmente, sair bem em testes, saber conversar de diferentes assuntos e com diferentes pessoas confortavelmente, conquistar a credibilidade das pessoas e ter um poder de persuasão maior (pois conseguirá formular argumentos verdadeiramente convincentes).


Aqui vão três atitudes que você pode tomar para se tornar uma pessoa mais culta:


1- Leia bastante

Não é novidade que os livros são uma das fontes mais ricas de conhecimento. Além de fornecer informações, livros contribuem para o vocabulário e melhora na escrita, assim expandindo o conhecimento, exercitando mais a mente e ativando regiões do cérebro responsáveis por funções cognitivas. Ler conteúdo de gêneros diferentes, de assuntos diferentes, e por escritores com estilos diferentes contribui muito para se obter uma cultura vasta.


2- Demonstre interesse

Não basta tentar se tornar uma pessoa mais culta sem mostrar interesse pelos assuntos e ter persistência. Procure ver documentários, fazer perguntas e quando tiver dúvidas sobre algum assunto, tente sempre buscar formas de aprender mais e mais. Ter curiosidade e vontade de aprender é a chave para ser uma pessoa culta.


3- Converse com pessoas com experiências diversas

Pode parecer engraçado, e você deve estar se questionando sobre como isto vai te ajudar a se tornar mais culto, porém iniciar conversas com pessoas mais experientes do que você pode ser uma ótima iniciativa. Trocar ideias lembrando-se de não bancar o sabe-tudo e ouvir o que as pessoas têm a dizer pode ser extremamente valioso.


Existem várias outras formas de adquirir conhecimento, mas pôr em prática e fazer dessas três atitudes um hábito vai, certamente, te ajudar a se tornar uma pessoa mais culta e erudita.


78 views0 comments