top of page
  • Writer's pictureCecilia Fonseca

Fashion Review: BBB22

O Big Brother Brasil, reality show brasileiro comecou sua vigésima segunda temporada dia 17 de janeiro. O programa já é um dos assuntos mais falados do Brasil, e com estilos e propostas de roupas muito diferentes, os 20 participantes iniciantes, que são agora 16, geraram diversas opiniões polêmicas e tiveram um grande impacto no público brasileiro.


Começando pela influenciadora camarote, Jade Picon, até agora todas suas roupas têm gerado bastante assunto na internet. Ela sempre escolhe peças muito diferentes e chamativas, mas que nem sempre agradam a todos. Mesmo assim, o que está sendo mais comentado sobre Jade Picon é relacionado aos preços muito altos de suas roupas. Assim que ela entrou na casa, ela estava usando um macacão verde e amarelo com algumas amarrações no meio, junto com um short branco básico. Depois de algum tempo, internautas descobriram que a peça é da loja londrina Poster Girl e está à venda por 175 libras esterlinas, que equivalem a R$1.300. Pessoalmente, eu não gostei muito dessa roupa. Do jeito que a Jade Picon usou eu ainda acho um pouco melhor do que a peca original, pois esconde um pouco o fato de ser um macacão, dando a impressão de que é simplesmente um body e um short. Além disso, os cortes na frente do macacão são a combinação de cores (estilo tie dye) não fazem meu estilo.

Outro look muito comentado usado pela sister foi o que ela usou no seu segundo paredão como líder, dia 13 de fevereiro. O look consiste em um top preto básico, combinado com um top de manga longa "cut out" da marca Marshal Columbia e uma calça "bi material" encontrada na Farfetch e na loja Mugler. Somando tudo, ficamos com uma média de R$5005. Essa roupa foi uma das piores que a influenciadora já usou. Eu acho isso porque, primeiramente, o top feito para cobrir apenas os ombros e braços, nunca me agradou. Eu não entendo a proposta e particularmente não acho que é uma peça que fica bonita no corpo. Já a calça, também não faz nada meu estilo e também não gosto muito do jeito que ela veste. Primeiramente, a calça é feita de dois materiais diferentes, o que parecem ser jeans e legging, ou duas cores diferentes de jeans. Visualmente, mesmo não fazendo o meu estilo, a parte da frente da calça parece ser uma jeans normal com alguns detalhes em preto na parte da perna. Porém, a parte de trás não tem nenhuma lógica. A frente e o verso da calça são feitas de materiais e cores completamente diferentes, e isso não gerou um efeito legal na peça, além de não valer o preço por seu material e vestimentas.

Agora falando da ex participante pipoca Barbara Heck, a maioria de suas roupas até sua saída, na última terça feira dia 15/2, eram mais simples. A ex-sister não apostava muito em peças diferentes e marcantes, como a Jade Picon, por exemplo. De acordo com todos seus looks, eu pude perceber que ela segue diversas tendências, tanto que estão ou estiveram em alta recentemente, como mangas bufantes, lastex, conjuntos, etc. Ela também escolhe roupas bem iluminadas com estilo mais "romantico".


No dia da sua eliminação, por exemplo, Bárbara estava usando um vestido curto rosa com mangas bufantes. Ao mesmo tempo que o look era relativamente simples, pois a ex sister não optou por nenhuma sobreposição, ou até mesmo não tinha um ponto muito marcante e chamativo, eu pessoalmente acho que foi uma boa escolha . Acredito que tenha combinado com o seu estilo, e mesmo não sendo muito fã de peças mais largas, gostei bastante de como ficou na Bárbara.



Linn da Quebrada, participante do camarote do BBB 22, também apresenta um estilo diferenciado e autêntico. Ela sempre opta por looks bem coloridos, vestidos amplos, mangas bufantes, roupas remetidas a feminilidade e diversidade, e também arrisca em looks muito marcantes


Uma das roupas da Linn da Quebrada que mais repercutiu na internet foi seu look de entrada na casa, onde ela usou uma blusa exaltando a imagem de Anastácia, escrava que se tornouum símbolo de resistência por ter sido amordaçada após resistir às tentativas de violência sexual vindas do seu senhor . Na pintura original de Anastasia, ela aparece com uma mordaça, uma máscara de ferro que ela foi condenada a usar a vida toda. E,na adaptação de Yhuri Cruz, ela aparece sem a máscara e com um sorriso no rosto, referindo a "Anastácia Livre". Em um post nas redes sociais, a equipe da sister explicou o significado do look citando o escritor e dramaturgo Yhuri Cruz:


Pintura original feita por acques Etienne Arago, pintado no século XIX



​​“Anastácia Livre é uma viagem no tempo. É voltar ao passado e libertar essa mulher negra escravizada que veio do Congo no século XVIII e foi condenada à mordaça pelo resto da vida por lutar contra um homem branco que a violentou sexualmente. Se tornou a “escrava santa” por sua firmeza, mas refém de uma iconografia colonial. Em Monumento à voz de Anastácia, trabalho que exponho hoje, ergo um monumento à voz dela. Uma voz negra, feminina, de luta pela existência”.



Eu gostei muito desse look. Não só pela estética, que é basicamente um blusão com um bucket amarelo, e um salto da mesma cor combinando, estilo de roupa que vem sido usado bastante durante os últimos anos, mas pelo significado que ela trouxe por trás dele. O fato de Anastasia não estar usando a mordaça, e ao invés disso estar sorrindo, representa liberdade, voz, luta e vitória.


​"Eu e Lina planejamos isso desde o meio de dezembro. Como alcançar os circuitos midiáticos com uma imagem de liberdade radical?", disse o artista em entrevista ao Gshow.


​Outra tendência que podemos ver muito no BBB 22 é o trabalho artesanal. Isso inclui peças como buckets, biquinis, shorts feitos de crochê, etc. Inclusive, a cantora Linn da Quebrada optou por usar uma sobreposição/saída de praia branca artesanal com efeito telado. Apesar de não ter encontrado a loja que fez essa saída, podemos perceber que é uma sobreposição na maioria das vezes para biquínis ou maiôs, com as costas abertas, amarração atrás do pescoço e é toda transpassada com efeito de tela/teia. Esse look não me agradou .Não gostei do modelo e nem da forma que ele a vestiu, pois dava uma impressão de que ela estava em uma "rede"ou algo do tipo.


O próximo look é da participante pipoca Lais Caldas, usado na prova bate volta, duas semanas atrás, 13 de fevereiro. Ela escolheu um vestido longo tri-color e com decotes na parte da barriga. Mesmo o modelo do vestido não sendo muito feio, acho que, principalmente, a combinação de cores não favorece. As cores roxo, laranja e amarelo não são muito harmônicas juntas, pelo menos não da forma que elas foram montadas no vestido. Não tenho certeza se ainda gostaria da combinação, mas o look seria melhor se qualquer uma das cores apresentadas fizesse "par" com outra, como por exemplo, amarelo e laranja, roxo e laranja ou amarelo, etc. Não só a respeito da combinação de cores, mas acho que o vestido poderia ter apenas um destaque na barriga. Isso é porque, da forma que ele está, aparenta que a faixa laranja, foi posicionada entre um conjunto de top e saia, coisa que na perspectiva de vários pode ser um ponto positivo, mas na minha foi algo que não me agradou.


Eslovênia Marques, outra participante pipoca da casa tem um estilo de roupas "criativo". Ela sempre escolhe roupas coloridas e tenta ao máximo ter um ponto mais chamativo. Assim que a sister entrou no programa, por exemplo, ela estava usando uma calça wide leg rosa, um top branco e uma sobreposição com uma metade na cor amarelo pastel e a outra rosa pastel. A participante já fez outros looks com essa proposta da sobreposição longa com uma wide leg e um top por baixo. As calças coloridas, particularmente, não fazem parte do meu estilo, mas acho que, nesse caso, não ficou ruim. O conjunto por baixo da sobreposição era simples e até me agradou, porém, não gostei da camisa social colorida longa que ela usou como sobreposição durante sua entrada na casa. Não sou muito fã dessas peças com duas cores, principalmente quando a separação de cores é evidente e, em geral, acho que, mesmo as cores combinando e fazendo uma junção harmônica, a sobreposição não se encaixou no look.


O outro look que a sister usou com essa mesma proposta foi para fotos tiradas especificamente para o programa onde ela usou uma wide leg rosa choque, um top do mesmo modelo, porém rosa, e uma sobreposição de um azul bem vivo. Por mais que eu goste dessas cores, mais uma vez acho que a camisa longa não entrou bem.


Ao longo do programa, pude perceber que o participante Arthur Aguiar sempre escolhe peças mais chamativas na parte superior das suas roupas (isso inclui, blusas, jaquetas, casacos)..Em um dos paredões do ator camarote, dia 08/2, o brother optou por usar uma calça jeans, uma blusa branca básica, e a peça que mais repercutiu na internet, uma jaqueta jeans com aplicações de pedrarias, canutilhos, spikes, botões e manta de metal feita pela marca da carioca, Erika Facuri, marca fundada em 2005. Eu gostei muito desse look, principalmente pelos detalhes atrás e na frente da jaqueta. Esses detalhes trouxeram um estilo muito diferente e autêntico, tanto para o look quanto para o ator em si. Porém, eu acho que ele poderia ter trocado a calça pra alguma de material ou cor diferente porque não sei se gostei da combinação de dois jeans da mesma cor (azul claro) juntos.


18 views0 comments
bottom of page