top of page
  • Larissa Ragonesi

Por que você deveria assistir Eternos

Updated: Mar 13, 2022

Eternos é o novo filme da Marvel, lançado recentemente nos cinemas. Se você é fã desse universo cinemático, sabe que esse é o filme da Marvel com a nota mais baixa dada pelos críticos até hoje. Por esse motivo, muitos fãs se sentiram desanimados e alguns até desistiram de assistir o filme, que estava sendo ansiosamente esperado quando o trailer foi lançado. No entanto, para mim, só o fato de ter Angelina Jolie no elenco já é motivo o suficiente para assistir Eternos; mas estou aqui para mostrar a você, sem nenhum spoiler, diversos outros motivos porque você deve sim ir assistir a Eternos.


Eternos é um filme de introdução, como a nova franquia depois do fim de Vingadores, e possui personagens, histórias e tramas novos. São mostrados, então, diversos momentos do passado dos personagens, o que faz com que o filme possua muitos saltos temporais e não tenha uma história linear: por isso deve-se sempre prestar muita atenção para não se perder na linha do tempo em que a história está sendo contada. Durante o filme o espectador conhece cada um dos Eternos, suas personalidades e suas jornadas, e isso faz com que realmente se apegue a eles. Além de introduzir cada personagem, como esperado em um filme de ação, obviamente existem cenas de lutas, que foram muito bem feitas: empolgantes, com combates acrobáticos, golpes com força bruta e o uso de poderes. E, como estamos falando da Marvel, além de tudo isso existem os alívios cômicos, piadas e momentos que nos fazem rir sem tirar o foco da trama do filme.

Outro ponto muito positivo do filme são os cenários e as paisagens em geral. Não é uma história que se passa apenas em uma cidade ou em um país, mas sim um filme que se passa no planeta Terra como um todo. A história se passa em diversos países, culturas, línguas, ambientes e climas diferentes, como desertos, praias, florestas, neve e até no Sol. É muito bonito ver e prestar atenção nestes detalhes, sendo que o filme está mostrando diversas belezas que nosso planeta tem a oferecer. Além dos cenários, outra coisa muito importante são as referências: o filme está repleto delas, como à Star Wars, aos Vingadores, aos quadrinhos originais e, o que em minha opinião foi o mais chocante, à DC. Sim, o mundo DC existe nessa realidade da Marvel.

Um diferencial na hora de assistir esse filme é que não se sabe quem são os “mocinhos” e quem são os vilões, você apenas tem certeza disso na última cena do filme e mesmo assim ainda fica na dúvida. Os plot twists são surpreendentes, o que faz do filme completamente imprevisível. Além disso, uma novidade que não vemos em nenhum outro filme da Marvel é a representatividade. Quando olhamos para o grupo Eternos conseguimos ver o retrato de uma sociedade , com latina, asiáticos, pessoas negras e brancas, corpos e sexualidades diversas, personagens com idades e ideais diferentes, mesmo que todos tenham crescido no mesmo ambiente. Um exemplo muito marcante dessa representatividade é a personagem Makkari, uma mulher muda que se comunica o filme todo por língua de sinais. Essa representação de um grupo diverso vivendo em harmonia foialgo muito bonito de se ver, já que não foi feito nenhum escândalo ou exagero em cima de nenhuma dessas diferenças - foi tudo mostrado de forma natural.

Levando em conta o que foi citado e todos os pontos positivos de Eternos , agora cabe a você assistir o filme e tirar as suas próprias conclusões. Talvez você concorde com o que eu disse, talvez não concorde com nada, ou talvez concorde com apenas algumas coisas, porque vai muito de cada um. Meu objetivo não é que concorde comigo, mas sim convencer você a assistir e tirar suas próprias conclusões sobre Eternos. E lembre-se: o filme tem duas cenas pós créditos importantes.


Esse texto não é apenas baseado em minhas opiniões, mas também em análises de outras pessoas que já assistiram o filme. Você pode encontrar algumas dessas analises aqui: https://youtu.be/Ji2Ws4Oxj1w https://youtu.be/6qE7MqKy89A


18 views0 comments
bottom of page